Acabo de ver a Reportagem Especial SIC/Expresso de hoje que abordou os primeiros piratas informáticos nacionais em finais da década de 80/inícios de 90 - "hackers" pioneiros. Na altura eram cerca de 20 adolescentes que entre si compartilhavam informações através de servidores que eles próprios criavam, numa altura em que computadores eram ainda anómala ocupação e rara aquisição, algo que acabou por lhes valer uma detenção pela PJ.
De entre eles conta-se - e daqui o meu espanto - Filipe Melo, o pianista de jazz e cineasta que encabeçou um bando de monstros (enquanto actor) e foi o escritor e produtor de I'll See You In My Dreams (2003), o primeiro filme zombie português, peça de culto da cinefilia portuguesa - com certeza - e ibérica - talvez - com que certamente já se terão deparado numa ocasional passagem pela RTP 2, tal e qual o que aconteceu comigo (é aquele em que a São José Correia grita que nem desalmada perante os zombies ahah - o estrelato nacional é algum). Além disso é o realizador de Um Mundo Catita (2007), a mini-série que leva até ao ecrã o carismático Manuel João Vieira, com quem o realizador tem tido oportunidade de privar.
É, actualmente, com 31 anos, um dos mais bem colocados músicos e professor de jazz, muito graças a uma detenção da PJ quando tinha apenas 14, e que o fez repensar qual o futuro que queria para si.still de I'LL SEE YOU IN MY DREAMS.
still de UM MUNDO CATITA.
Ainda na mesma reportagem surge um dos criadores do servidor SAPO e o primeiro detido por pirataria de Internet, um estudante universitário de informática, agora com 23 anos, responsável pela criação da rede de compartilhamento B-Tuga.
O SITE DE FILIPE MELO
I'LL SEE YOU IN MY DREAMS - [1] [2] [trailer]
(Post Scriptum - Assim que a reportagem estiver disponível online coloco-a aqui,
embutida ou em link)
1 COMENTÁRIO(S):
raça do miúdo, é só talentos.
Post a Comment