CENAS CURTIDAS PRÓ DIA MUNDIAL DA POESIA 2010.



0 COMENTÁRIO(S)
Domingo que vem, 21 de Março, o céu apresentar-se-á, provavelmente, nublado com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e há-de haver no entanto miúdos teimosos ciosos de plantar arvorezinhas. Além disto, dar-se-á lugar a mais uma Celebração da Palavra. Ya, o Dia Mundial da Poesia babes. Como tal, haverá uma data de gente - o equivalente a, sei lá, 2.5% da população - a querer, de entre outras actividades, carochar à beira-rio, rebolar-se na relva, descambar de patins ou, quiçá, procriar entre os arbustos, enquanto umas colunas de som enormes, devidamente fixadas pelas autarquias aos postes das cidades, bufam declamações de poemas infindáveis acerca de cabelos e pólen.
 
Se quiserem começar a festejar a cena já amanhã, dia 20 de Março, o 1º número da Revista Ítaca é lançado na Livraria Trama, um espaço lá para o lado do Largo do Rato que, aparte a inexistência de ar condicionado, não deixa de ser bastante aprazível e recomendável. Apresentação a cargo de Fernando Pinto do Amaral. Se estiverem pelo Porto, a Maria Vai Com As Outras comemora a cena às 23h com "uma reunião à volta das palavras". Se não é uma sopa de letras, deve ser o jogo do stop, se não é o jogo do stop é claramente Scrabble. Com Pedro Sena-Lino.
 
No próprio dia 21 de Março, uma série de paróquias adere também à celebração dominical. O CCB tem uma programação especialíssima Dia Mundial da Poesia, durante 8 horas non-stop (das 11h às 19h), com entrada totalmente livre. Não sei se há croquetes mas podem consultar o programa completo aqui ou aqui. Poetas há, filmes há, música há. Ainda por cima aquilo fica ali mesmo juntinho do rio, dos repuxos e da relva que, está-se mesmo a ver, vai estar molhada. E a culpa é toda vossa que durante anos a fio, de manhã, quando iam para a escola, atiraram o plástico do Bollycao para o chão. Feito muito pouco poético, diga-se de passagem.
 
A Fnac associa-se à Editora Assírio & Alvim para o lançamento de "Resumo", uma reunião exclusiva dos melhores poemas publicados em Portugal no ano de 2009 com selecção de José Tolentino Mendonça, de José Alberto Oliveira, de Luís Miguel Queirós e do grandessíssimo Manuel de Freitas. Como é evidente, a rapaziada e gajedo da Revista Criatura foram metidos ao barulho. Não, por acaso acho que foi só mesmo a rapaziada. A sopa rica está já à venda na Fnac por 4€. Faz-se ainda a promessa de cumprir anualmente a iniciativa, daqui por diante. Se Deus quiser. 
 
Já a Bertrand vai estar a oferecer, na compra de um livro de poesia, outro livro de poesia. Depois é só escolherem um dos Melhores Sítios Para Ler Fora De Casa e abancar, ou então, se não quiserem comprar nenhum dos dois, deixo-vos - sem querer parecer a Paula Moura Pinheiro - um link absolutamente imperdível que vos ensinará, passo-a-passo, Como Roubar Cinco Volumes das Obras Completas de Jorge Luís Borges em Portugal. Um conselho: batina de padre já não cola. E isto sem querer falar de pedofilia.
 
Consta que a minha colega de casa faz anos e, depois da tertúlia absolutamente edificante que manteve com as berrantes convidadas acerca de Diário de Anne Frank, prepara-se para cantar, em tom de autocomiseração e esperando acompanhamento (tanto vocal como psicológico), aquele tema - "Rugas". Acha ainda que vai mudar de calças.

0 COMENTÁRIO(S):

newer post older post

O ARQUIVO.

OS VOYEURS.