Filmes raros acessíveis através de um computador
13.11.2008 - 17h21 | Inês Subtil | in PÚBLICO
Em 1899, uma multidão juntou-se para ver passar os “Gordon Highlanders”, um prestigiado regimento escocês que desfilava pela cidade. As pessoas pareciam, no entanto, mais interessadas naquele objecto estranho que as registava: a câmara de William Walker. O que eles nunca imaginariam é que mais de 100 anos depois seria o mundo inteiro a poder observá-los através de um computador.
O Europa Film Treasures (www.europafilmtreasures.eu) é um site que foi lançado durante o último Verão e que oferece uma colecção de filmes raros com mais de um século, provenientes de vários arquivos europeus. Um verdadeiro tesouro para os amantes do cinema, historiadores ou simplesmente curiosos. E tudo isto de graça.
A página é muito fácil de explorar e usa a melhor tecnologia. Com apenas um “clic” tem-se acesso a verdadeiras preciosidades de outros tempos, com opção de escolha de legendas em cinco idiomas diferentes.
Cada filme vem acompanhado de um pequeno texto que explica o vídeo e fornece informação histórica sobre o momento em que este foi feito. Até agora a colecção do site tem 50 filmes completos.
Mas as qualidades deste mundo ainda pouco explorado não ficam por aqui. Outra das potencialidades da página é alta tecnologia utilizada, que detecta automaticamente a velocidade da ligação de cada visitante e depois transmite os filmes com a qualidade de imagem correspondente.
A mente por detrás da ideia
Serge Bromberg, produtor francês, é o mentor da ideia do museu europeu de filmes online. A companhia Lobster, da qual é proprietário, possui mais de 100 mil bobinas de filmes antigos que foram sendo adquiridas por Bromberg ao longo da vida. “Seria uma pena não ter estes ficheiros acessíveis”, diz, citado pelo “France 24”. O produtor francês começou por exibi-los em programas de televisão, performances e festivais até conseguir finalmente transpor a sua colecção para o mundo sem fronteiras da Internet.
Todo o material recolhido foi cuidadosamente investigado e restaurado para agora estar disponível ao público em tempo real. Os filmes estavam perdidos em vários pontos do velho continente e abrangem diferentes géneros: comédia, ficção científica, “westerns” e filmes eróticos.
Através desta viagem no tempo é possível percorrer mais de um século da história e cultura europeias, mas não só. Graças ao contributo dos arquivos de vários países e a subsídios da Comissão Europeia (que alimentam este projecto) existem também filmes americanos, como Bucking Broadway, um dos primeiros “westerns” de John Ford.
Um mundo em crescimento
Outro tesouro escondido nesta página é o filme Tulips shall grow (imagem), de 1942, um clássico realizado pelo húngaro George Pal, em Hollywood. Depois de ter tido que fugir da Europa para os Estados Unidos (por causa do avanço nazi durante a segunda guerra mundial), o autor tentou com esta história animar a moral do outro lado do Atlântico.
A escolha é variada e o objectivo do site é alargar a colecção a outros domínios, como entrevistas, documentários, programas e novos filmes. Apesar disso, o Europa Film Treasures não tem pretensões de se tornar um arquivo muito abrangente, mas antes sim despertar o interesse do público em geral que ainda não conhece estas relíquias.
Até ao momento, o site já conseguiu alcançar um número de visitantes considerável, mais de cinco mil por dia, a maioria deles nos Estados Unidos.
0 COMENTÁRIO(S):
Post a Comment